Barco
Embarcação da Vela Adaptada
As dificuldades que a prática da vela apresenta para as pessoas com deficiência, estão relacionadas com a adaptação das embarcações de acordo com as suas limitações. Desta forma, existem hoje embarcações, como por exemplo o Hansa, que permitem velejar de um modo seguro.
Classe reconhecida pela WorldSailing, o Hansa é uma embarcação à vela com muito boa acessibilidade, grande estabilidade e facilmente manobrável por um ou dois velejadores, com conforto e segurança na navegação. Sendo robusto e facilmente transportável, é ideal para iniciação na Vela e em regatas.
O leme, comandado por um Joy Stick é colocado em frente do velejador e a retranca elevada acima da cabeça do velejador, permite um excelente horizonte visual, sendo desnecessária a deslocação do corpo nas viragens de bordo.
Existe também a opção de comandos eléctricos, que torna possível a manipulação do leme e escota a pessoas com deficiência motora. Este barco é de uma enorme sensibilidade, pelo que a força a aplicar é mínima.
No caso de pessoas com deficiência ou deficiências muito marcadas, existe a possibilidade de, para cada caso, ter o acompanhamento de pessoal técnico que, com toda a segurança, lhes proporciona o simples prazer de andar de barco à vela e o contacto com o mar ou de conseguirem, de alguma forma, ter a noção de aprendizagem e controlo da embarcação, estimulando-lhes autoconfiança.
Pensamos que, face a um múltiplo conjunto de razões, devemos ter o imperioso dever de aproveitar todas as oportunidades que possibilitam valias na vida de quem está limitado.