Henrique Albino

henrique albino

 

 

 

"Consegui com o apoio da Vela Sem Limites voltar ao mar, mantendo assim uma ligação de sempre e que julguei perdida."

 

Nasci em Lisboa em 1951. Comecei a fazer vela no princípio dos anos 60 no CNCascais tendo como instrutor o Sr Carlos Pantaleao (ainda Voluntário da Vela sem Limites). Mantive sempre a prática da vela em Vaurien e Laser e mais tarde na vela de cruzeiro fazendo nos últimos anos parte da tripulação do skiper António Carvalho Fernandes fazendo inúmeras regatas.
Em 2008 devido a um acidente fiquei paraplégico com lesão medular a nível D5. 

Consegui com o apoio da Vela Sem Limites voltar ao mar, mantendo assim uma ligação de sempre e que julguei perdida. A vela deu-me a forca que precisava para continuar a lutar e sobreviver. Juntei-me, por ter sido convidado, a APCA bem como a uma IPSS (Lares da Boa Vontade) de apoio a deficientes.

Arquitecto de formação académica dediquei-me ao problema das acessibilidades e eliminação das barreiras arquitectónicas, Estando a preparar colaborações com câmaras municipais e conferências para apresentar nas Faculdades de Arquitectura de Lisboa e Porto.

Resultados na vela adaptada , Classe Access:
Duas vezes 1º lugar nos Troféus Brisa do CNCascais
Participações em 2 PAN’s e o Campeonato Nacional Access 2,3 em 2010, sendo seleccionado para a equipe do CNCascais que participou no Campeonato do Mundo em Rutland Inglaterra, Junho 2010.