Bruno Pereira

bruno pereira

 

"Antes da experiência nunca tinha tido contacto com este mundo e não tinha até grande expectativa pois pensava que a vela seria um desporto um tanto aborrecido. A opinião mudou e fui convencido à primeira"

 

 

Quando tinha três anos e meio, na sucessão de uma cirurgia a um tumor que tive na coluna, fiquei paraplégico do peito para baixo. Mas desde cedo os meus pais me obrigaram a ser independente e um dos importantes passos que tomaram foi pôr-me a fazer desporto. Comecei na natação com 5 e aos 9 comecei a competir. Consegui alguns títulos nacionais mas nada de significativo. Após alguns anos deixei a competição e depois aos 15 acabei por parar definitivamente. Estive afastado de desporto algum tempo, até que em 2006 sugeriram-me ir experimentar fazer vela adaptada no Clube Naval de Cascais.

Antes da experiência nunca tinha tido contacto com este mundo e não tinha até grande expectativa pois pensava que a vela seria um desporto um tanto aborrecido. A opinião mudou e fui convencido à primeira. Poucos meses depois convidaram-me para participar num campeonato internacional, eu respondi prontamente que sim. Este campeonato foi o IFDS International Multi-hull, da classe Challenger. Não me recordo da minha classificação, contudo sei que fiquei perto do fim mas não em último. Foi uma experiência extraordinária em todos os níveis e deu-me um ânimo ainda maior para continuar a praticar vela.

Em 2008 voltei a competir na mesma Classe, mas desta vez o evento realizou-se em “casa”.

Para este campeonato a preparação foi bastante mais rigorosa e isso teve frutos. Consegui atingir os meus objectivos e ficar em nono lugar. Em 2009 tivemos um campeonato nacional na Ilha do Funchal na classe Access 2.3, no qual consegui o 1º lugar. O ano seguinte foi um ano especial. Consegui atingir importantes objectivos pessoais, que eram tirar a carta de condução e entrar na faculdade. A nível desportivo consagrei-me campeão nacional e campeão europeu em Port Camargue, novamente na mesma classe. Em 2010 voltei a conquistar o título nacional. Participei no campeonato Mundial, novamente em Rutland, onde consegui o 3º lugar e pode reencontrar velhos amigos. Agora continuo a treinar, avizinham-se as Provas de Apuramento para o Campeonato Europeu e Nacional. Para além da vela, ainda jogo basquete numa equipa.